XVIII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O ESCORE DE RISCO ACC/AHA E CAPAZ DE PREDIZER CALCIFICAÇAO CORONARIA?

Introdução

O Escore de Risco de Doença Cardiovascular Aterosclerótica em 10 anos do ACC/AHA (Escore ACC/AHA) é um dos mais utilizados para avaliar risco de IAM ou AVC. Contudo, não foi avaliado se é capaz de identificar indivíduos com maior ou menor calcificação coronária. Diante disso, nosso objetivo é avaliar se as categorias de risco do Escore ACC/AHA são capazes de predizer a calcificação coronária.

Material e Método

Estudo transversal, incluindo pacientes atendidos ambulatorialmente entre 2012 e 2020, com idade entre 41 e 69 anos, em prevenção primária. Os pacientes foram divididos nas quatro categorias de risco do Escore ACC/AHA: baixo (<5%), limítrofe (≥5% e <7,5%), intermediário (≥7,5% e <20%) e alto (≥20%). A calcificação coronária foi medida pelo Escore de Cálcio (CAC), sendo utilizados os valores absolutos (em Agatston), e considerada calcificação coronária importante ≥100.

Resultados

Foram incluídos 518 pacientes, idade média 59 ± 8 anos, 52% do sexo feminino, todos caucasianos, 54% hipertensos, 59% dislipidêmicos, 11% diabéticos, 11% tabagistas. A Tabela mostra a distribuição do CAC conforme a categoria de risco ACC/AHA. A elevação de categoria de risco associou-se a uma prevalência progressivamente maior de CAC≥100 (p<0,01), assim como a redução de categoria associou-se a maior prevalência de CAC=0 (p<0,01). Em comparação aos pacientes de baixo risco, a razão de prevalência para CACS≥100 foi 2,35 nos de risco limítrofe [(IC 1,44-3,82) (p=0,01)]; 2,88 nos de risco intermediário [(IC 1,89-4,39) (p<0,01)]; e 4,32 nos de risco alto [(IC 2,73-6,82) (p<0,01)].

Discussão e Conclusões

Em uma população de indivíduos do Sul do Brasil, observamos que as categorias do Escore ACC/AHA são capazes de predizer a probabilidade de significativa aterosclerose subclínica, avaliada pela calcificação coronária.

Palavras Chave

Pontuação de Risco Cardiovascular; Calcificação Vascular; Prevenção Primária; Doença da Artéria Coronariana.

Área

Pesquisa Clínica

Instituições

Hospital São Francisco - Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

RAFAEL VIANNA BEHR, LEONARDO HENRIQUE BERTOLUCCI, GABRIELLY BURKHARD VILASFAM, LARA HELENA ZORTÉA, LUIZA ZWAN DUTRA, MAIARA BOTH, PAULO ERNESTO LEÃES, FERNANDO ANTÔNIO LUCCHESE, PAULO EDUARDO BALLVÉ BEHR